sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Desabafo 01



São exatamente 19:00, o Culto vai iniciar, ouve-se o burburinho dos irmãos entrando, alguns se ajoelham para ficar alguns minutos em oração, mas isso não é regra pois a maioria já não faz mais isso, até porque é coisa de velho esta história de orar toda vez que vai a igreja.
E assim vai seguindo o culto, alguns irmãos encontram-se na fila do dízimo para colocar a conversa em dia, algumas irmãs do círculo de oração fazem questão de dizer para todos ouvirem que o capítulo da novela do dia anterior estava muito bom.
Agora já podemos ver os jovens afinando os instrumentos enquanto o dirigente tenta iniciar mais uma vez o culto.
A saudação inicial de pé como costume a todos os irmãos e amigos, então entra o primeiro hino da harpa, logo depois, um breve comentário sobre o corinho e mais uma hino da harpa.
Enquanto isso, na nave da igreja, os irmão se confraternizam com abraços e mais abraços, sem contar na conversa acalorada sobre o programa do Faustão que estava ótimo mas que teve que desligar a televisão, pois tinha que "vir para o culto".
Nisto passa um guri de mais ou menos 8 anos puxando sua irmazinha pelos cabelos e dizendo palavrões que não se falam nem mesmo em pensamentos.
E o culto continua, agora o dirigente da a oportunidade para a irmã louvar ao Senhor, e como que num passe de mágica ela se transforma em outra mulher, ela toma (quer dizer arranca), o microfone das mãos do irmãzinho e como que estive flutuando no espírito, grita como uma louca: "A paz do Senhor Igreeeejjjaaaaa".
E assim ela vai tentando passar para a igreja aquilo que não esta em seu coração, pois não parece a mesma mulher que a alguns minutos atrás estava de cochichos com as outras no banco da igreja.
Após o término do seu primeiro hino ela "entrega uma palavra para a igreja" e pede para soltar o playback do segundo hino, ajeitando o cabelo para o lado e respira fundo, pois o vestido que escolheu para essa noite é tão apertado que parece que foi colocado a vácuo.
Neste meio tempo no corredor do banheiro "os jovens" colocam em dia a conversa do findi, falando sobre praticamente tudo, as meninas falam de meninos e os meninos falam de meninas, quando de repente todos param de falar, e de súbito passa no meio de todos "ela", sim, a mais bonita, a melhor, a que tem o melhor vestido (o mais apertado também), passa por todos cumprimentando somente com o olhar, que por sinal muito bem feito pelos trinta minutos que ficou na frente do espelho, os guris ficam "babando" que não conseguem nem cumprimentar a irmazinha.
E lá dentro o culto continua, agora o dirigente pede para passar nos bancos a revista do trimestre, o cd da irmã que cantou, o jornal da igreja, a ação entre amigos, e ser der tempo, "porque não podemos incomodar os irmãos", passar a salva para a coleta, os cartões do almoço do domingo, os convites do jantar de casais, os ingressos para o futebol dos jovens, as camisetas para o coral infantil, a assinatura do baixo assinado para remover a casa de prostituição na frente da igreja, "por causa da imagem ruim que provoca nos visitantes", o cartão da campanha do quilo, o carnê missionário, o carnê de obras, o carnê evangelístico e para finalizar um pedido especial para a compra dos remédios daquela irmazinha que sofre de labirintite.
E assim, o culto continua, agora com uma participação dos testemunhos presentes de um ex-bruxo, de uma ex-freira, de um ex-traficante, de um ex-presidiário, de um ex-gay, de um ex-católico e se der tempo, para não cansar a igreja, de um ex-evangélico.
Agora o dirigente toma a palavra e emocionado pelos testemunhos também conta de um livramento quando o boi brabo correu atrás e quase passou por cima dele la no interior da sua cidade natal por nome de Brejo Alto. Só que esta era a miléssima vez que ele tinha contado este testemunho e a igreja já estava praticamente dormindo com tudo isso, mas de subito ele olha para o relógio e lembra que ainda falta a palavra, então com sua forças renovadas ele grita com todas as forças para o pregador da noite, que levanta-se com um desânimo total, pois faltam apenas dez minutos para o final do culto.
Então é feita uma minúscula oração e o pregador pede para todos abrirem suas Bíblias em Hebreus, quer dizer; "desculpe" é em Efésios 16, então ele passa a procurar Efésios e não encontrando chama o dirigente e diz assim: "Vê se tu acha Efésios pra mim, pois tô meio ruim da visão", logo que o dirigente achou a epístola aos Efésios, o pregador descobre que não existe o capítulo 16 e sim o 6, então meio constrangido ele lê sobre a armadura de Deus e despede o culto com uma rápida oração.
Esta é uma descrição de muitas igrejas no Brasil de hoje, tirando os erros de ortografia deste que vos escreve, fica a certeza de que se não fizermos nada, nada vai acontecer.
Igrejas vazias, pessoas extremamente egoistas, individualistas, mulheres sensuais que mais parecem cobras vestidas com roupa (se é que se da pra se dizer que isso é roupa), homens com os olhos cheios adultérios, a mente cauterizada pelo pecado, profetas surdos e mudos, pastores que apascentam a si mesmos, esposas de pastores que parecem miss brasil.
Assim esta a nossa igreja, trocamos a palavra de Deus pelo entretenimento, lembrando que segundo o Wikipédia entretenimento quer dizer: "É o conjunto de atividades que o ser humano pratica sem outra utilidade senão o prazer. É o desvio do espírito para coisas diferentes das que preocupam. Pode ser uma distração, um passatempo ou um desporto". Ou seja, é o que esta acontecendo dentro das nossas igrejas, pois nunca se falou tanto em dança, teatro, shows, apresentações, nossos cultos viraram em um grande espetáculo para os membros e visitantes, pois anualmente, temos os mais variados tipos de encontros dentro da igreja, destes quero citar alguns:
Congresso do Círculo de Oração, Congresso dos Jovens, Congresso dos Adolescentes, Congresso dos Diáconos, Congressos dos Porteiros e Recepcionistas, Congresso da Melhor Idade, Aniversário do Coral, Aniverário da Igreja, Aniversário do Pastor, Aniversário da Esposa do Pastor, Aniversário de Casamento do Pastor, Aniversário de Namoro do Pastor, e assim vai. E as missões? Praticamente não existe. E o Evangelismo? O que é isso? Muitos não conhecem.
Ovelhas sem pastor, não sabem nada, não leêm nada, apenas dizem amém.
Que Deus tenha misericórdia de nossas igrejas!!
Que Deus nos mande o Grande Avivamento que estamos esperando aqui na nossa cidade (Vacaria).
Deus vos abençoe, até o próximo capítulo deste desabafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário